HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO
Em 1985, uma mulher jovem e batalhadora fica inconformada com as problemáticas da região de São Mateus e assim decide contribuir para a melhora da sociedade através do atendimento voluntário ao público da região, onde mulheres, crianças, adolescentes e idosos aprendiam e participavam de diversas atividades, como por exemplo o atendimento a gestantes que praticavam o crochê e o tricô, ganhando assim todo o enxoval do bebê e obtendo orientação sobre pré-natal. Além disso participava do Programa Viva Leite, atendendo crianças e idosos com a distribuição do leite gratuita e distribuía cestas básicas as famílias com necessidades.
Nessa época, os voluntários buscavam captar recursos humanos para que pudesse orientá-los tanto na formação quanto na conscientização, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e do conhecimento sobre seus direitos e deveres.
Assim começava a surgir a Associação Comunitária Sempre Viva, que visava atender a população com fim de contribuir para uma vida melhor e criar espaços de convivência para a população com diversas atividades e proporcionar bem-estar para todos.
Com apoio do Fundo Social na época do governo Quércia, conseguiu o apoio para realizar as atividades de Datilografia, Manicure, Cabelereiro e outros, atendendo a população da região, construindo uma forte ligação com região de São Mateus.
No dia das crianças, distribuía guloseimas e brinquedos para alegrar a vida destes pequeninos.
A vontade de ajudar a população era tão forte que a Sr.ª Maria Ferreira, buscava ajuda e voluntários para que no fim do ano pudesse realizar a festa de natal para a população onde ela fornecia almoço as crianças que também ganhavam presentes.
Conforme foram se organizando e fortalecendo o trabalho com o apoio de vários voluntários, Sr.ª Maria Ferreira e seus parceiros, continuaram com a garra e determinação para continuar a crescer e expandir esse trabalho. Desta forma em meados de 1995 conquistou o apoio e a parceria de algumas empresas e projetos como: SEBRAE, TELECURSO 2000, MOVA (MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO), SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, FAT (FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR), entre outros.
A Alfabetização de jovens e adultos é uma preocupação da Associação desde o começo, que identificou algumas dificuldades como de arrumar emprego, de leitura, na escrita, para pegar ônibus, comparar preços nos mercados ou no seu dia-a-dia e o isolamento desta pessoa devido a esta condição que se encontrava. Foi assim que em parceria com a Prefeitura, iniciou-se as atividades do MOVA – Movimento de alfabetização, criando um espaço aconchegante acolhedor e de troca de experiencias e vivências, onde os que buscarem o projeto serão ajudados a entender e melhorar seus conhecimentos e informações, através da alfabetização.
Com a força e determinação de um trabalho voltado as pessoas carentes e a população menos favorecida, a Associação Comunitária Sempre Viva foi tomando forma e crescendo, expandindo seus horizontes, a fim de contribuir ainda mais para a melhoria da sociedade, através do seu trabalho social.
Com um grande número de famílias com crianças pequenas moradoras da região, onde as mães precisavam trabalhar e não tinham com quem as deixa-las, no ano de 2006 a Sempre Viva, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, inaugurou a CEI NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, com atendimento de 60 crianças na faixa etária de 02 a 03 anos. Atualmente através de aditamentos atende 70 crianças de 6 messes a 3 anos.
Continuando com o intuito de trabalhar cada vez mais com a população, a Associação não parou por aí, através de sua presidente Maria Ferreira, expandindo os horizontes de seu atendimento. Foi assim que em 2006 firmou uma parceria com o Governo Do Estado De São Paulo, inaugurando mais um projeto o BOM PRATO DE ITAQUERA, que atendia uma clientela de 1200 refeições por dia. Atualmente essa unidade através de aditamentos e de um excelente trabalho e atendimento à população, oferece 300 cafés da manhã e 1500 refeições diariamente.
Essa garra e força da Sempre Viva não parou, pelo contrário buscou ampliar ainda mais os seus serviços para oferecer o melhor a população, foi aí que abriu mais uma unidade conveniada em setembro de 2014, a CEI SEMEANDO ALEGRIA.
Assim construindo um trabalho cada vez melhor e de confiabilidade a Associação buscou mais uma vez acrescentar mais um trabalho para sua trajetória. Foi assim, que em abril de 2018 através de Chamamento Público, iniciou-se a nova gestão do BOM PRATO SANTO AMARO, sendo a sempre viva a gerir essa unidade que oferece diariamente 300 cafés da manhã e 2500 refeições diárias a população da região.
Foto: Maria Ferreira – Presidente da Associação Comunitária Sempre Viva
Horário de Atendimento
Segunda á Sexta
08hs ás 17hs
Endereço
Rua Dr. Aureliano da Silva Arruda, 345
São Mateus, São Paulo
CEP 03960050, SP
Central de Atendimento
11 2012-4145
acsempreviva@gmail.com