CEI – Semeando Alegria

Na busca de aprimorar seus meios de atender a sociedade, a sempre viva através de sua presidente Maria Ferreira, que indignada com a situação social e de falta de atendimento à população menos favorecida, lutou e batalhou assim conseguindo  abrir uma nova unidade em 20/09/2014, firmando uma parceria  com a PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO para fazer a gestão do atendimento com as crianças, surgindo assim mais um núcleo de sucesso o CEI SEMEANDO ALEGRIA.

Assim começou um trabalho para fortalecer e ajudar a comunidade da Vila Formosa e bairros próximos, a nova unidade de atendimento da instituição daria suporte as crianças e famílias, levando muito amor, carinho, educação e muito mais.

Com uma equipe de ponta e muito bem qualificada, o trabalho foi fluindo e desenvolvendo com a missão de valorizar o processo de aprendizagem e fortalecer vínculos coma comunidade.

O  CEI SEMEANDO ALEGRIA leva um aprendizado de qualidade e muito carinho a toda a comunidade e oferece o que há de melhor para atender praticamente 120 crianças diariamente, com muito força e garra para cuidar do futuro da nação.

Por fim, a Associação Comunitária Sempre Viva, visando estender seu trabalho para outras comunidades, assim beneficiando outras famílias, buscou ampliar seu trabalho com as crianças, pois acredita num futuro melhor e numa qualidade de vida digna a todos, sempre acreditando que nosso futuro são as sementes que plantamos e com muita luta e principalmente alegria.

 INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

NOME DA UNIDADE CEI SEMEANDO ALEGRIA

ENDEREÇO: RUA: NEBULOSA, 79 – VILA FORMOSA – SP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DAS 07:00 ÀS 17:00 HORAS – DE 2ª A 6ª FEIRA

 

Na data de 20/09/2014 foi firmado uma Parceria da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA SEMPRE VIVA através da Representada pela PRESIDENTE MARIA FERREIRA com a PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO sob o nº de Convênio 221/SME/2014-RP para o Funcionamento do CEI SEMEANDO ALEGRIA  localizada no Bairro da Chácara Belenzinho, distrito de Vila Formosa  e na divisa entre os bairros de Vila Formosa e Vila Diva para o atendimento de 118 crianças de 0 à 4 anos em período Integral.

O CEI tem como Gestora a Diretora Eliana Melo dos Reis e a Coordenadora Pedagógica   Andreia Cristiane Bassi . Tendo 12 Professora  e 5 funcionárias que auxilia no Apoio de Alimentação e Higiêne.

A Equipe Docente, Coordenação e Direção são todas Graduadas e Pós Graduadas em Pedagogia. Semestralmente é oferecido Formação Continuada aos Funcionários, dando assim suporte para aprimoramento ao atendimento as crianças. È oferecido também alimentação de qualidade a todos sem custo.

A região onde a CEI está instalada é predominantemente voltada para crianças. Todo o trabalho é oferecido sem nenhum ônus à comunidade.

Nossa Unidade visa o atendimento “a criança” independendo de sua condição, pois seguimos rigorosamente o ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE).

Nossa concepção de educação considera a organização do tempo e do espaço proposto para as crianças como um dos eixos de trabalho: a valorização da interação no processo de aprendizagem. A interação das crianças de uma mesma idade e de faixas etárias diferentes constitui-se em parcerias extremamente ricas ao desenvolvimento infantil, uma vez que propicia a troca de experiências, de pontos de vista e de valores. Assim, dependendo da maneira como se concebe e se organiza os diferentes ambientes da instituição essas interações podem ocorrer com maior ou menor qualidade; com maior ou menor integração. Desta forma, os ambientes internos e externos do CEI SEMEANDO ALEGRIA serão organizados a possibilitar a interações entre as crianças, promovendo autonomia com segurança, visando proporcionar um programa de educação infantil de acordo com as diretrizes programa da SME  embasada na BASES NACIONAL COMUM CURRICULAR.

Temos também a tarefa de trabalhar as famílias no sentido de orientá-las a construir hábitos de cidadania no exercício pleno de seus direitos e de seus deveres. Criando assim um vínculo de igualdade e harmonia dentro do núcleo educacional. O processo educativo na Educação Infantil também irá buscar a interação entre diversas áreas de conhecimento, possibilitando e incluindo, sem discriminar as crianças com deficiência e/ou com habilidades de superdotação. Nossos  princípios têm como “norte” conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores, acontecendo em um contexto em que cuidados e educação se realizam de maneira prazerosa, harmônica, lúdica, onde as brincadeiras espontâneas, os jogos, as danças, canto, o uso de materiais, o contato com os elementos da natureza, as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento e experiências dirigidas.

Oferecemos durante nossas atividades 5 alimentações com intervalos necessários a idade, alimentação esta  equilibrada e de qualidade,   onde temos acompanhamento nutricional de CODAE. O cardápio oferecido  incluí frutas, legumes, carnes bovinas, pães, requeijão, manteiga, queijos, leite, achocolatado e grãos no geral, vindo da Prefeitura do Município de São Paulo, complementado pela Entidade Mantenedora com recursos próprios. Visamos uma boa alimentação a nossas crianças, considerando necessário para o desenvolvimentos integral dos mesmos.

Nosso envolvimento com as famílias se faz com Encontros em Reunião de Pais, Dia da Família na Escola e Eventos no decorrer do ano letivo.

perfil sócio-cultural das crianças matriculadas no CEI e o perfil das respectivas famílias. ( PESQUISA FEITA ANUALMENTE, APÓS O INÍCIO DO ANO LETIVO )

PESQUISA

 

Quando a criança não está no CEI, quem fica com ela:
Durante a semana?
46%  Pais (o pai ou a mãe):
28%   Parentes:
2%    Conhecidos (amigos ou vizinhos):
9%   Alguém pago para cuidar:
Nos finais de semana
 44% Pais:
 26% Mãe:
 8%  Pai:
 10% Avó:
2 – Expectativas em relação ao CEI:
 Esperam que a criança aprenda diferentes habilidades no CEI? Para quê?
 40%  Que melhore o seu desenvolvimento.
 20% Que se relacione com outras crianças.
 9%  Quer alguém que cuide da criança enquanto seus pais trabalham.
 61 % Espera que a criança desenvolva a fala, brinque com brinquedos
 pedagógicos, tenha um bom acolhimento e bem estar.
3 – O (s) adulto(s) que convive(m) com a criança costuma(m) usar internet
 45%   sempre.
 26%  às vezes.
 4% nunca.
A criança costuma usar internet?
 13%  sempre
 35%  às vezes
 26%  nunca
Com que finalidade?
 53%  assistir desenhos
 17% brincar com joguinhos infantis
 20%  ouvir músicas
 6%  aprender outro idioma
4 – Consideram a brincadeira importante para a criança?
Quem costuma brincar com ela?
 55%  pais
 23% mãe
 22% alguém da família
17%  amiguinhos
Em quais momentos?
 22% Após o trabalho
 22%  Tempo livre
 29%  Final de semana
14%  Após a escola
 23%  Sempre que pode
  7 %  Final de semana
18 %  Todos os momentos
  6% Momentos de felicidade
Brincadeiras que fazem parte da rotina em casa?
 77%  Brinquedos e brincadeiras diversas
 23% Brincadeiras Específicas e  brinquedos escolhidos pela criança
6 – Considera a leitura de livros importante para a criança?
Alguém costuma ler para ela
 37% sim
 6%  não
 31%  às vezes
Quem lê?
 62% Os pais
 15% Outros parentes
   8%  Não lêem
Em quais momentos?
 30% Sempre que pega no livro
 11% Na hora de dormir
 16% Finais de semana
 10%  Tarde ou depois do jantar
  9% Quando está em casa
  2%  Em nenhum momento porque a criança não para
 Tem algum livro que a criança conhece e gosta de manusear?
  53% Sim
 19% Não
7 – Costuma usar espaços de lazer, cultura e esporte que são da prefeitura ou do governo do Estado que o bairro oferece?
35%  sim
10%  não
27%  as vezes
A partir dos dados mencionados, pode-se verificar que a grande maioria das crianças do Cei Semeando Alegria convive com seus pais, os quais valorizam a escola como espaço que proporcionará situações que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Verifica-se, ainda, que há consenso sobre a importância das brincadeiras e dos livros na vida das crianças, devendo ocorrer um trabalho da escola, em conjunto com as famílias para potencializar as situações que favoreçam experiências voltadas para o brincar e contar histórias. A internet faz parte da rotina de 48 % das famílias, as quais propiciam às suas crianças momentos de contato com essa tecnologia. Situação essa que favorece a elaboração de projeto relacionado às diferentes mídias, como forma de se encontrar meios para um maior contato entre escola e famílias para conheçam as ações que ocorrem na escola, bem como o acesso às imagens de seus filhos de maneira mais dinâmica. Porém não deixam de ter as visitas em espaços de lazer, cultura e esportes gratuitos.

O CEI SEMEANDO ALEGRIA conta também com LICENÇA DE FUNCIONAMENTO como segue abaixo a publicação:

 

 PORTARIA Nº 78, DE 04 DE JUNHO DE 2018. A Diretora Regional de Educação Itaquera, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria SME nº 3.581, de 17/04/18, com fundamento na Resolução CME nº 01/18, e do que consta do PA nº 2018-0.045.170-5, expede a presente Portaria: Art. 1º – Fica autorizado o funcionamento do CEI SEMEANDO ALEGRIA, sediado à Rua Nebulosa, 79 – Vila Formosa – São Paulo, SP, mantido por Associação Comunitária Sempre Viva, CNPJ: 59.837.674/0001-98, com a finalidade de atender crianças na faixa etária da Educação Infantil definida no Plano de Trabalho da instituição. Art. 2º. A autorização de que trata o artigo anterior, encontra-se na conformidade do disposto no artigo 79 da Portaria SME nº 4.548, de 19/05/17, ratificada na Instrução Normativa nº 5/18 e respaldada na documentação constante do P.A. 6016.2017/0054960-3. Art. 3º. Esta Diretoria Regional de Educação ficará responsável pela supervisão e qualquer demanda relativa à autorização de funcionamento da instituição. Art. 4º. Os responsáveis pela instituição ficam obrigados a manter ajustado anualmente seu Projeto Pedagógico às normas que forem baixadas pelo Conselho Municipal de Educação e as demais instruções relativas ao cumprimento da legislação vigente. Art. 5º. O não cumprimento das obrigações assumidas em decorrência desta Portaria pelo mantenedor importará nos procedimentos previstos no art. 36 da Resolução CME nº 01/18. Art. 6º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação. PORTARIA Nº 79, DE 04 DE JUNHO DE 2018 A Diretora Regional de Educação Itaquera, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria SME nº 3.581, de 17/04/18, com fundamento na Deliberação CME nº 03/97 e Indicação CME nº 04/97, expede a presente Portaria: Art. 1° Fica aprovado o Regimento Escolar do CEI SEMEANDO ALEGRIA, sediado na Rua Nebulosa, 79 – Vila Formosa – São Paulo, SP, mantido por Associação Comunitária Sempre Viva, CNPJ: 59.837.674/0001-98, autorizado pela Portaria nº 76, de 04/06/18. Art. 2º A Diretoria Regional de Educação, responsável pela supervisão da instituição, verificará o fiel cumprimento das normas contidas no Regimento Escolar, objeto desta Portaria. Art. 3° Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

GALERIA DE IMAGENS – CEI Semeando Alegria – Nova Galeria

GALERIA DE IMAGENS – CEI Semeando Alegria

ENDEREÇO 

R. Nebulosa, 79 – Vila Formosa – São Paulo – SP, 03371-020

Confira documentos sobre as parcerias firmadas, prestação de contas e outras informações importantes no índice TRANSPARÊNCIA acessando o link a seguir.