MELHOR IDADE SEMPRE VIVA

A terceira idade caracteriza-se por mudanças físicas em todo o organismo do indivíduo, alterando suas funções e comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos, ações e reações.

Há também alterações dos papéis sociais que resultam das mudanças bio-psicológicas relacionadas ao avanço da idade.

A Constituição Federal Brasileira menciona a terceira idade com início aos 65 anos, enquanto que o Código Penal Brasileiro refere a idade de 70 anos. Ambos são incoerentes com o limite de 60 anos que consta na Política Nacional do Idoso.

Os geriatras, sob o ponto de vista biológico, dividem as idades em:

  • Primeira idade: 0 – 20 anos;
  • Segunda idade: 21 – 49 anos;
  • Terceira idade: 50 – 77 anos;
  • Quarta idade: 78 – 105 anos.

Há ainda uma outra classificação que divide os idosos em 3 ramos:

  • Idoso jovem: 66 – 74 anos;
  • Idoso velho: 75 – 85 anos;
  • Manutenção pessoal: 86 anos em diante.

O termo “Terceira Idade” foi criado pelo gerontologista francês Huet, cujo início cronológico coincide com a aposentadoria (entre 60 e 65 anos).

Diversas terminologias têm sido utilizadas para designar a terceira idade, embora, para a maioria dos estudiosos, essa diversidade de expressões sejam eufemismos.

O envelhecimento ocorre em diferentes dimensões (biológica, social, psicológica, econômica, jurídica, política) e depende de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida, como as experiências vividas na família, na escola ou em outras instituições.

Assim, a terceira idade ou velhice não comporta um único conceito, uma vez que a idade cronológica pode não ser idêntica à idade biológica e social do indivíduo.

Oficinas Criativas: Artesanato e Biscoitos

Atividades : Ginastica, Dança, Brincadeiras e Palestras

ENDEREÇO  

Rua: DR. Aureliano Da Silva Arruda nº 348 , cep 03960-050

Confira documentos sobre as parcerias firmadas, prestação de contas e outras informações importantes no índice TRANSPARÊNCIA acessando o link a seguir.